• MAVIPA - Seguros

Com Black Friday chegando, seguro para transporte de produtos é essencial – por Walmando Fernandes

Atualizado: 18 de jan.


Já ficou na dúvida se fazer compras pela internet é seguro? Com o isolamento social, essa incerteza foi quase totalmente deixada de lado. As medidas para conter a Covid-19 impulsionaram as vendas do comércio eletrônico no Brasil, como mostra o último relatório Webshoppers, realizado pela Ebit/Nielsen, em parceria com o Bexs Banco. O levantamento apontou recorde do comércio eletrônico no primeiro semestre deste ano no Brasil. O e-commerce chegou à marca de R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período no ano passado. Esse cenário deve se manter mesmo com a maior flexibilização das medidas contra a Covid-19.

A Black Friday, que acontecerá no dia 26 de novembro, deve ser alavancada pelo comércio eletrônico. Pesquisa com 400 brasileiros ouvidos pela Conversion, agência especializada na ferramenta de search engine optimization (SEO), mostrou que 62,96% pretendem comprar on-line para aproveitar as ofertas da última sexta-feira de novembro.

É uma tendência que veio para ficar. Por isso, é importante, especialmente às empresas de pequeno e médio portes, pensarem em uma proteção para o transporte dos produtos vendidos pela internet. Afinal, imprevistos podem acontecer.

Segundo a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), o seguro de transportes de cargas no País cresceu com a retomada das atividades pós-pandemia e, junto dele, o volume de sinistros. Considerando somente acidentes e roubo de cargas, o crescimento de janeiro a agosto em sinistros pagos foi de 59,2%. Diante desse cenário, antes de tudo, ao buscar um seguro para o transporte de carga é importante verificar se o serviço é oferecido por uma empresa confiável e sólida no mercado. Depois disso, avaliar as vantagens e desvantagens da apólice. É interessante verificar se existe ou não o serviço para a comunicação de embarques de mercadorias. Além das taxas aplicadas conforme o segmento das mercadorias, esse tipo de seguro não considera a origem e o destino da carga, o que torna o seguro mais acessível e fácil de contratar.

Uma característica desse tipo de apólice é a possibilidade de pagar um valor de cobertura, já que ele não é averbado como os seguros tradicionais.

Caso o cliente tenha um sinistro, ele é abatido do valor contratado. Se o sinistro consumir o valor integral da cobertura, a apólice é cancelada.

Também, há a opção de coberturas específicas para as empresas embarcadoras, indicada aos segmentos de indústria, comércio e serviços, abrangendo transporte rodoviário ou aéreo. Já as empresas de médio e grande porte podem contar com o Transportes Embarcador Programável, um seguro que proporciona previsibilidade financeira ao cliente com averbação (comunicação de embarques) trimestral e parcelamento do prêmio em 10 vezes sem juros, além de contar com taxas competitivas.

Investir na proteção do transporte de cargas, por mais simples que seja, é uma forma de proteger um dos seus maiores bens, que é o trabalho, o “ganha pão” do seu dia a dia e de sua família.



Fonte: horacampinas. Disponível em: <https://horacampinas.com.br/com-black-friday-chegando-seguro-para-transporte-de-produtos-e-essencial/>. Acesso em: 04 de nov. de 2021.





4 visualizações